Renato Falcão
renato@filmik.com

        "A Festa de Margarette" é seu primeiro longa metragem como diretor. Também fez a Fotografia e Montagem, além de escrever o roteiro original.

        Dirigiu os premiados curta-metragens "Presságio" (1993) e "Save me" (1994). Dirigiu em 1992 o documentário “Um Ato de Amor a Vida” sobre a campanha de prevenção à AIDS conduzida pelo ator Manoel Aranha. A campanha dirigida a adolescentes, escolas e instituições foi uma das pioneiras na prevenção à AIDS no Brasil. Está em fase de montagem do ensaio cinematográfico “Iberê”, baseado em material inédito do grande pintor gaúcho. Este raro material em filme mostra Iberê Camargo numa das fases mais criativas de sua carreira.

        Estudou em New York e Los Angeles com importantes Diretores de Fotografia como Laslo Kovacks (ASC), Sol Negrin (ASC) e Richard Shore (ASC) ganhador de um Oscar. Participou de Workshops “Direção de Atores” com o diretor Cubano Humberto Solás. Estudou no curso “Advanced Filmmaking” da New York Film Academy.

        Tem trabalhado como Diretor de Fotografia em longa metragens, curtas, documentários e comerciais no Brasil, USA e França. Diversos dos filmes que fotografou foram ganhadores de inúmeros prêmios em festivais internacionais de cinema. No ano de 2001 ganhou o prêmio de “Melhor Fotografia” no Festival de Cine de Alicante, Espanha, com o filme “Heart of Gold” de Guido Jimenez.

        O filme independente “American Desi”, em que trabalhou como Diretor de Fotografia, foi lançado em 2001 nos USA e alcançou a marca de número 23 de maior bilheteria na América do Norte, sendo o único filme independente entre os grandes estúdios de Hollywood nesta categoria. O filme alcançou uma forte presença na imprensa americana em jornais como o “The New York Times” e “The Wall Street Journal”.

 
- topo